Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Membro do TC Europeu mostra o trabalho de auditoria ambiental no continente



A auditoria ambiental na visão européia foi o tema apresentado pelo membro e ex presidente do Tribunal de Contas Europeu, Hubert Weber. Durante sua apresentação ele expôs a preocupação dos países da União Européia com as questões ambientais daquele continente e do restante do mundo.

Weber ressaltou o comprometimento de âmbito mundial com os problemas ambientais e com o desenvolvimento sustentável. Ele afirmou que as instituições públicas de controle podem desempenhar um papel importante para que se obtenha os efeitos desejados.

Na sua explanação, o membro do TC europeu informou que os auditores de meio ambiente se mantém atentos aos desmandos governamentais nesta área e disse que é fundamental que todas as instituições públicas de controle colaborem entre si para manter o controle público.

Hubert Weber ressaltou o trabalho do grupo de trabalho que foi criado para colaborar w criar redes de auditoria ambiental pública. Dentro deste trabalho, já foram realizadas duas mil auditorias para verificação da questão de tratamento de água.

Outras questões de grande preocupação e que foram objeto de fiscalização foram com relação aos gastos agrícolas, as cooperativas de pesca, tratamento dos resíduos de água e, ainda, trabalho desenvolvido em função do acidente nuclear de Chernobyl. 

Weber também parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em realizar este evento, como forma de chamar a atenção não só do Brasil, mas de todos os países, sobre o fato da preservação do meio ambiente, criando mecanismos de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)