Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PANOBIANCO: Fumaça volta a castigar Rondônia


Além dos focos de queimadas registrados por todo o Estado, agora, a intensa propagação de fogo na Bolívia ajuda na piora da qualidade do ar, com a intensificação da camada de fumaça e poluentes.

Daniel Panobianco – Grande parte da Bolívia enfrenta um de seus piores períodos de incêndios florestais dos últimos tempos. O fogo não só avança com força total, como também atinge uma área em extensão territorial jamais vista antes. Várias localidades próximas a Santa Cruz de La Sierra, Viru-Viru e Trinidad já estão com focos de queimadas muito próximos à zona urbana, colocando em risco boa parte da população.

O vento que sopra em médios níveis da atmosfera vai de norte para noroeste levando boa parcela da fumaça para Estados como Acre e Rondônia, que também registram muitos focos de queimadas, apesar de estarem proibidas por decreto judicial.

A visibilidade em Rondônia voltou a piorar muito nos últimos dias. Em Vilhena, os finais de tarde têm tido visibilidade horizontal de apenas 1000 metros, o que já é considerado como Estado de Emergência. Em Guajará-Mirim, na fronteira com o País vizinho, o dia está amanhecendo com valores de até 200 metros de visão natural, que, além da poluição registra uma ilha de calor com máximas que beiram os 40°C todas as tardes.

Mesmo com a chuva caindo em várias cidades nos últimos dias, a poluição não dá trégua na parte sul da Amazônia. Desde julho, o céu não fica azul por completo na região e agora na reta final, todo cuidado é pouco com relação à fumaça e as queimadas. Como há uma quantidade absurda de fogo no País vizinho, Rondônia, principalmente a região de Costa Marques, que registra a maior quantidade de queimadas no momento, pode sofrer e muito, caso a atmosfera não mude tão logo.

A estiagem ainda não acabou em Rondônia, o que contraria os prognósticos do centro de pesquisas SIPAM, que em julho assegurou a população local não temer com seca esse ano na região, pois tudo seria normal. A resposta vem agora com as imagens e fatos reais, cujos pesquisadores somem do mapa ao comentar. Dados: NOAA/NASA 
Fonte: De olho no tempo – Rondônia – www.deolhonotempo.com.br


Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)