Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto ambiental apoiado pelo Grupo Rovema bate novo recorde

Mais de 80 mil tartarugas realizaram a desova nas praias de água doce da região de São Francisco do Guaporé.


Projeto ambiental apoiado pelo Grupo Rovema bate novo recorde - Gente de Opinião

O Projeto Quelônios do Guaporé, que o Grupo Rovema é um dos patrocinadores desde 2015, tem como objetivo a proteção de tartarugas e tracajás na Amazônia. Atuando na região de São Francisco do Guaporé com participação efetiva dos ribeirinhos, esse ano registrou um novo recorde: Foram mais de 80 mil tartarugas que realizaram a desova nas praias de água doce da região. 

 

Em 2014 o Quelônios do Guaporé realizou a maior soltura de filhotes de tartarugas à natureza, ato que foi acompanhado e comprovado pelo RankBrasil. Agora, são esperados cerca de 8 milhões de filhotes que, com a ajuda do projeto, tem de 3 a 5% chances a mais de sobrevivência na natureza.

 

Para Adélio Barofaldi, CEO do Grupo Rovema, presente na soltura mais recente, o projeto realiza um importante papel. “Nós do Grupo Rovema buscamos sempre apoiar a sustentabilidade e fazer a nossa parte. O Projeto Quelônios do Guaporé além de dar oportunidade para os moradores locais, ainda faz um importantíssimo trabalho para manter os quelônios apesar dos danos causados pela caça ilegal e pelos predadores naturais.”, afirma. 

 

Ecovale 

A ONG Ecovale existe há 21 anos e desenvolve atividades com fins de conservar a fauna, especificamente tartarugas e aves ameaçadas de extinção. Toda a mão-de-obra do projeto é composta pelos moradores ribeirinhos, que são treinados para a preservação desses animais.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)