Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Tarde mais fria do ano em várias cidades de Rondônia



A cobertura estratiforme de nuvens e os ventos constantes deram a sensação de mais frio em grande parte do Estado. Em Porto Velho, a chuva desde a madrugada impediu o aumento da temperatura.

Daniel Panobianco – O último dia do inverno foi também o mais frio do ano em Rondônia. Não de temperaturas mínimas, normalmente observadas na madrugada e nas primeiras horas do dia, mas sim de temperatura máxima, que geralmente ocorre durante as tardes.

Nesse domingo, a temperatura máxima em Porto Velho não ocorreu durante a tarde e sim na primeira hora da madrugada. Dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam máxima de 25,1°C entre meia-noite e uma hora. Como a chuva começou a cair ainda durante a madrugada na capital e se estendeu por boa parte do período da manhã e inicio de tarde, a mesma não saiu dos 22°C. Mesmo assim, a menor temperatura máxima dentro de 24 horas observada em Porto Velho pertence ao dia 1° de junho, quando foram registrados apenas 22°C.

Na fronteira oeste, Guajará-Mirim, também apresentou temperaturas relativamente baixas, mas sem recorde. No aeroporto local, a máxima do dia foi de 21°C, contra os 18°C registrados no dia 31 de maio.

Em Ji-Paraná, a temperatura máxima deste domingo foi de 22,5°C, também acima dos 18°C registrados no dia 31 de maio.

Já em grande parte dos municípios localizados entre o Vale do Guaporé e praticamente todo o Cone Sul rondoniense, o último dia do inverno foi também o que registrou as menores máximas do ano. Em Vilhena, a estação automática do INMET acusou 19,6°C no inicio da tarde. Já a estação do aeroporto local, não reportou mais do que 19°C de máxima. O recorde anterior era de 20,4°C registrados no dia 4 de maio. Em Cacoal, a estação do INMET registrou máxima de apenas 22,9°C e em Ariquemes, 25,4°C.

Dados: INMET – REDEMET
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)