Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

UE adverte do risco de fracasso na Rio+20


UE adverte do risco de fracasso na Rio+20 - Gente de OpiniãoBruxelas, 3 jun (EFE).- A União Europeia (UE) advertiu neste domingo do risco de a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 não alcançar avanços significativos e apelou para a comunidade internacional para se comprometer com o cumprimento dos objetivos concretos se não quiser que a reunião fracasse.

"Não haverá nenhum valor agregado na Cúpula se atolamos em procedimentos ou ficamos em boas intenções. Todos temos que despertar perante a realidade da  situação do mundo e dar passos concretos para enfrentá-la", assinalou em comunicado o comissário europeu do Meio Ambiente, Janez Potocnik.

O responsável do bloco lamentou a falta de progressos nas negociações realizadas em Nova York e pediu "mais esforços" para as do Rio.

"Pedimos um claro compromisso de todas as partes e notavelmente ao país anfitrião, que terá um papel particular para assegurar que a conferência seja um sucesso", assinalou Potocnik.

O comissário defendeu que "o desenvolvimento sustentável e uma economia verde têm um enorme potencial para transformar os desafios ambientais em oportunidades econômicas e para reduzir as desigualdades sociais".

"Mas para passar de potencial a realidade precisamos de uma direção e metas claras", destacou.

"Não só as gerações futuras sofrerão com nossa incapacidade de acertar as ações necessárias para enfrentar o problema dos recursos limitados, do desenvolvimento insustentável e da pobreza em massa", lembrou.

Bruxelas fixou a transição rumo a uma economia ecológica e a erradicação da pobreza como seus dois objetivos principais para a Rio+20.

Fonte: Rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)