Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Concluido planejamento para construção da nova rodoviária



A nova Estação Rodoviária de Porto Velho será moderna, sustentável, e terá, além de conforto, uma área reservada para um mini-shopping. Os detalhes da licitação e início das obras foram debatidos, nesta terça-feira (26), numa audiência em que o governador Confúcio Moura recebeu o diretor do Departamento de Estrada, Rodagens e Infraestrutura (DER), Ezequiel Neiva, e o coordenador geral de Patrimônio Mobiliário e Imobiliário do Estado, Antônio Fortunato de Oliveira Neto, além de engenheiros.

Os projetos devem concluídos ainda no primeiro semestre para que seja deflagrado o processo licitatório. A construção será erguida numa área de cerca de 10 mil metros quadrados, localizada na avenida Guaporé.

O governador Confúcio Moura pediu que o projeto inclua sistema de reaproveitamento da água da chuva, destinação correta do lixo e utilização de energia solar. Ele propôs ainda que o local seja arborizado e tenha área para convivência, que pode conter um pequeno shopping.

Após concluída, a obra vai valorizar os bairros do entorno, que também serão contemplados com melhorias. O diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, foi informado que vai conduzir o processo de contratação dos projetos.

Antônio Fortunato de Oliveira Neto, responsável pela condução para liberação da área onde a Rodoviária será construída, está otimista em relação à conclusão do processo, qual trabalha desde 2015.

“A capital precisa de uma nova Rodoviária. Um local onde as pessoas que chegam tenham um boa impressão da cidade”, disse o governador, que está empenhado em iniciar a obra no menor espaço de tempo possível.

 ORGULHO DO MADEIRA

Com o diretor do DER, o governador também detalhou uma série de obras que devem ser realizadas para contemplar famílias instaladas no condomínio Orgulho do Madeira, localizado na Zona Leste.  Nos 4 mil apartamentos e 600 casas estão sendo ocupados por pessoas de baixa renda de diversos pontos da cidade.

Na avaliação de Confúcio Moura, é necessário oferecer rapidamente uma estrutura para as famílias. Segundo ele, o estado deve proporcionar acesso fácil, equipamentos para lazer, meios para diversificação da renda e transporte escolar. “Este condomínio terá, em pouco tempo, 16 mil pessoas. Equivale a uma cidade”, disse o governador.

ESPAÇO ALTERNATIVO

No mesmo encontro Confúcio foi informado de que as obras de recuperação e conclusão do Espaço Alternativo devem ser iniciadas na próxima semana. Ezequiel Neiva, do DER, disse que os funcionários do órgão estão sendo mobilizados para realizar os serviços pendentes. “Será uma obra bela, a população terá orgulho”, concluiu.
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia

Celebrado mundialmente em junho, o Dia Internacional do Leite chama atenção para a importância de uma das principais atividades da agropecuária e

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)