Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Exames periódicos no Banco da Amazônia estão sendo feitos em local inapropriado e que compromete saúde dos bancários



Os empregados do Banco da Amazônia em Porto Velho estão sendo, desde
ontem, quarta-feira, 24/2, submetidos ao exame médico periódico para
que sejam avaliados quanto ao seu estado de saúde, como determina a
lei trabalhista desde 1978 em todo o país.

Esta seria uma notícia positiva que comprovaria uma suposta
preocupação do banco em zelar pela saúde de seus trabalhadores, se não
fosse o fato de que estes mesmos bancários estão sendo obrigados a
fazer os exames, as coletas de sangue, urina e fezes por uma técnica
de enfermagem (e não por médico especialista em Medicina do Trabalho)
em ambientes totalmente inapropriados dentro da própria
Superintendência do Banco da Amazônia em Rondônia.

Foi isso o que constataram dirigentes do Sindicato dos Bancários e
Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) na manhã desta
quinta-feira, 25, na agência principal do banco, no Centro de Porto
Velho. Até ontem os funcionários eram atendidos em uma área somente
alguns metros afastada do local de atendimento ao público, situação
completamente negligente para este procedimento. Já hoje os bancários
estavam sendo atendidos num auditório que fica na parte superior do
prédio mas que, ainda assim, é considerado inadequado para exames de
saúde, já que o local fica a maior parte do tempo fechado e, com isso,
está tomado por pó e outras substâncias consideradas insalubres ao ser
humano.

Além deste fator negativo, o Sindicato ainda questiona o fato de o
exame periódico ser feito de forma surpresa e ‘coletiva’ , de uma só
vez com todos os bancários, o que contraria o que sugerem as próprias
empresas de prestação de serviços médicos, que é de que a frequência
do exame periódico seja embasada de acordo com os critérios de
condições que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença
ocupacional, ou ainda, para aqueles trabalhadores que sejam portadores
de doenças crônicas, tudo isso pré-determinado pelo médico coordenador
do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

O presidente do Sindicato, José Pinheiro, diz que estes exames
deveriam ser feitos em laboratórios próprios para este procedimento, e
não no ambiente de trabalho e em condições de estrutura e logística
inadequadas.

“Os empregados estão sendo obrigados a responder questionários com
perguntas de cunho íntimo e pessoal, na presença de outros empregados,
coletando sangue, fezes e urina em público, sem a menor privacidade,
sendo expostos ao constrangimento e humilhação, e tudo isso feito por
uma técnica de enfermagem e não por um médico do trabalho, o que
afronta completamente a legislação”, avalia Pinheiro, que questiona
ainda o fato de que os exames de sangue ficarão de posso do banco, e
que este sangue coletado pode muito bem ser utilizado pelo banco para
fins escusos contra os trabalhadores como, por exemplo, diagnosticar
patologias que os bancários preferiram não revelar.

“Já não bastasse estar há mais de dois anos sem realizar estes exames
periódicos, quando o banco realiza ainda é nestas condições que põem
em risco a saúde dos empregados”, disse Maria do Socorro, diretora
Jurídica do SEEB-RO e funcionária do Banco da Amazônia.

“Estamos protocolando ofício junto ao banco exigindo esclarecimentos
pelos procedimentos que estão sendo adotados no momento destes exames,
em locais e estruturas completamente inadequadas à privacidade e,
principalmente, à saúde do trabalhador”, revelou Ivone Colombo,
diretora de Saúde do Sindicato.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia

Celebrado mundialmente em junho, o Dia Internacional do Leite chama atenção para a importância de uma das principais atividades da agropecuária e

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)