Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Falta de segurança faz mais uma vítima na UPA em PVH


 
Uma médica foi agredida enquanto realizava um atendimento de emergência na Upa da Zona Sul da capital. O fato acorreu desta última sexta-feira (12). O agressor, que já havia passado pelo setor de triagem, havia recebido sua pulseira com a classificação para o atendimento. No momento da agressão não havia segurança dentro da unidade e somente duas profissionais realizavam o atendimento na UPA. A médica por duas vezes solicitou a presença da Polícia Militar através do 190, mas o pedido não foi atendido por falta de viatura.

Este não é um fato isolado. De acordo com Cleiton Bach, presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremero), situações como esta tem virado rotina dentro das unidades de saúde. Além da falta de segurança também há ainda a questão da quantidade inadequada de médicos para o atendimento. “Uma unidade de saúde como a da zona sul, que tem um grande volume de pacientes, deveria ter ao menos seis médicos em constante atendimento. Manter apenas dois profissionais em um local como esse é inaceitável. A população quando procura atendimento na unidade e está, em sua maioria, sentindo algum tipo de dor, quer logo ser atendida. Os pacientes acabam cobrando toda essa falta de estrutura dos médicos, que são tão vítimas quanto eles nesta situação” afirmou o presidente.

Para Cleiton Bach, o problema da saúde pública vai muito mais além. A falta de estrutura, assim como de medicamentos essenciais e de equipamentos básicos, a sobrecarga de trabalho, ausência de plano de carreira, falta de segurança, associado a um dos piores salários do país são condições que levam ao desinteresse dos médicos em trabalhar em Rondônia. “Nosso estado se transformou em um grande exportador de médicos. Mais da metade dos recém-formados vão trabalhar em outros estados ainda no primeiro ano” ressaltou.

“Não sou especialista em segurança pública, mas manter uma Unidade de Pronto Atendimento, onde também são atendidas pessoas envolvidas em crimes, sem a constante presença de policiais é algo surreal. Nós já solicitamos o policiamento nestes locais junto à Secretaria de Segurança e ao Comando da Polícia Militar, mas alegaram não haver efetivo suficiente” finalizou Andrei Leonardo, vice-presidente do Cremero.

Após finalizar o atendimento, a vítima procurou a delegacia da Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência. O Cremero acompanhará o caso.

Fonte: Renata Vannier

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia

Dia Internacional do Leite destaca importância da cadeia produtiva para a economia de Rondônia

Celebrado mundialmente em junho, o Dia Internacional do Leite chama atenção para a importância de uma das principais atividades da agropecuária e

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal

O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)