Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Para Amorim, novo Código Florestal beneficia Rondônia



O pacote de flexibilização proposto essa semana para alterar o Código Florestal beneficia em parte Rondônia, com algumas sugestões defendidas pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), como autonomia aos estados para legislar sobre a questão ambiental – definir quais áreas desmatadas devem ser recuperadas -, redução da área de preservação das margens dos rios, levando em conta a vulnerabilidade do solo e as características da região.

O pacote foi proposto pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), em seu relatório para alterar as regras de proteção ambiental contidas no Código Florestal feito ainda na década de 60.
A proposta beneficia Rondônia, de acordo com Amorim, por conceder autonomia ao estado para reduzir percentual de preservação e conservação, uma polêmica que provocou a reedição de um Medida Provisória por uma década e um acordo – nunca aceito pelo governo federal – de se permitir os mesmos percentuais de 50%, da época de colonização do estado, em decorrência de se ter a lei estadual do zoneamento sócio econômico e ecológico.

“Nós defendemos em todas as audiências públicas da Comissão que analisou essa questão, no âmbito da Câmara e de forma itinerante em outros estados, que se desse essa autonomia aos estados. Em Rondônia nós demos um exemplo ao sermos o primeiro estado em criar a lei de zoneamento, já transformada em lei. Cada região tem suas peculiaridades, como bem demonstra o nosso zoneamento e não se pode ter um preceito único para atender cada região. Queremos melhorar ainda mais essa situação”, defende Amorim.

Outro ponto destacado por Amorim é o fim do “estado policialesco” na agricultura. “Os produtores vinham sendo tratados como marginais, com multas, processos e até prisões, por conta de ingerências de Ong’s encasteladas no governo. Isso é um absurdo pelo qual protestamos tanto, porque grande parte desses produtores sequer assegura o sustento de sua família”.

A proposta que cria novo Código Florestal, segundo Amorim, é o caminho “saudável’ para resolver as questões que afetam o meio ambiente e a agricultura, e ainda será debatido para se estabelecer um consenso. “Mas cremos que essa proposta seja a aprovada no Congresso Nacional”, afirma.

Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bioeconomia, justiça climática, saúde e transição energética pautam programação da Semana do Clima da Amazônia, em Belém

Bioeconomia, justiça climática, saúde e transição energética pautam programação da Semana do Clima da Amazônia, em Belém

BELÉM (PA), JUNHO DE 2026 - A programação da II Semana do Clima da Amazônia contará com uma extensa agenda de eventos autogestionados, que ocorrerão

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)