Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 13h29
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental está realizando nos dias 15 a 17 o mutirão ecológico no município de Buritis.
No cronograma os técnicos da Sedam irão realizar curso de percepção ambiental, visitas em associações e entrevistas nas emissoras de rádio para relatar a situação atual das queimadas no Estado de Rondônia.
O objetivo do mutirão é conhecer e interagir com o ambiente de que faz parte. “O ser humano passa a entender a interdependência entre a sua existência e a natureza. Dessa forma adquire princípios e práticas elementares para reagir e responder diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo”, explica a coordenadora de Educação Ambiental Iracy Wanderley.
As técnicas da Sedam afirmam que o mutirão propõe, através de atividades dinâmicas, lúdicas e práticas de educação ambiental, estimular respostas ou manifestações (individuais e coletivas) decorrentes dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa formando cidadãos conscientes e com participação ativa na proteção ambiental.
A equipe do mutirão ecológico de Buritis é formada por Viviane Casavechia, Iracy Wanderley, Vivian Helena Pereira e Anita Thomaz. O curso de percepção ambiental foi ministrado para 40 professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buritis.
Na quarta-feira (16) os técnicos da Sedam irão ministrar palestras na Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (ASPROCOP) e na Associação dos Produtores Rurais do Marco Satélite (ASPRUMAS).
Continuando a programação no período da tarde acontecerá uma Blitz Educativa com o Grupo de Educadores Ambientais Voluntários (GEAV) e População na Praça Paulo Freire. Também haverá oficinas de reaproveitamento de PET para elaboração de instrumentos didáticos, confecção de mandalas e quadros de madeiras reaproveitadas e dinâmicas de grupo e brincadeiras com crianças.
Fonte: Ascom/Sedam
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
BELÉM (PA), JUNHO DE 2026 - A programação da II Semana do Clima da Amazônia contará com uma extensa agenda de eventos autogestionados, que ocorrerão

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)