Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Mais uma CPMI para quê?


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

No Brasil é assim, quando não se quer apurar nada, logo se cria uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Agora não seria diferente. Depois de muitas articulações e puxadas de tapetes, senadores e deputados conseguiram emplacar a CPMI do INSS para, segundo eles, investigar a roubalheira nas contas de aposentados e pensionistas do Instituto.

Espera-se que a Comissão produza efeitos práticos em favor dos seus legítimos interessados, e não seja usada como instrumento para perseguir adversários políticos, como aconteceu com a CPI da Pandemia, que ficou conhecida como a CPI do Circo, por repetir atitudes politiqueiras do passado. Deixou de fez o dever de casa e, destarte, como previsto, acabou em pizza gigante.

No caso da roubalheira do INSS, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) realizaram um trabalho de investigação digno dos melhores encômios, revelando à população uma ampla rede de corrupção alimentada historicamente entre autoridades, políticos, servidores públicos e empresários corruptos, porém, até hoje, ninguém foi severamente punido, mostrando que o Brasil ainda não se reposicionou adequadamente na forma de um quadro crônico de um sistema corrompido.

O aprendizado sobre o fortalecimento das instituições e da exigência da transparência na condução dos negócios públicos, como parte de um dever dos gestores, dos servidores e da sociedade, é demorado e difícil. Os exemplos de irregularidades são gigantescos e possuem raízes profundas, tanto que para uma parcela significativa da população brasileira a corrupção é naturalmente admitida. Oxalá a CPMI do INSS cumpra realmente a função social para a qual foi criada, justiçando os irresponsáveis que meteram as mãos sujas no dinheiro de aposentados e pensionistas. Caso contrário, será apenas mais uma Comissão como tantas que já foram instituídas pelo Congresso Nacional.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Portugal e o nevoeiro europeu

Portugal e o nevoeiro europeu

Não pergunteis quando deixarão as elites de atraiçoar a alma portuguesa: os avisos de Camões, Garrett e Vieira perderam-se no tempo e o mar ainda

CMPV estaria enfrentado uma crise de quê?

CMPV estaria enfrentado uma crise de quê?

Tenho ouvido de alguns que a câmara municipal de Porto Velho estaria vivendo uma crise jamais vista em sua história. À primeira vista, julguei trata

Punição exemplar

Punição exemplar

O uso indevido de recursos públicos para a propaganda pessoal de governantes é um crime que precisa ser punido com rigor. Aqui e acolá pipocam denún

Parabéns, Portugal

Parabéns, Portugal

Diferença no trato ao cliente entre LIDL e ALDI em Portugal e na Alemanha  Enquanto as grandes cadeias de supermercados europeias apostam na padroni

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)