Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: VOTO É INEGOCIÁVEL


Mais uma vez estamos em ano de eleição. Já está deflagrado o processo democrático e legitimo para escolher através do voto àqueles que irão nos representar – desta feita – os vereadores que comporão o Poder Legislativo e o prefeito que chefiará o Poder Executivo Municipal.

A cada eleição a Justiça Eleitoral e outros organismos (OAB e Igrejas, por exemplo) promovem campanhas publicitárias alertando o eleitorado para a importância de exercer com responsabilidade a sua cidadania, votando em candidatos (as) capazes de representar a sociedade com eficiência e respeito.

Infelizmente o que se tem visto é o crescimento assustador do número de candidatos que se elegem a custas de campanhas milionárias. Sujeitos que não demonstram ter nenhuma afinidade com os anseios mais visíveis do povo.

Candidatos que usam e abusam do poder político e econômico revestem de legalidade o que é veementemente proibido pela legislação eleitoral. A Justiça por sua vez – na maioria dos casos – só se manifesta se for provocada e não é qualquer cidadão que se encoraja a denunciar os negociadores de mandatos.

O Partido Trabalhista Brasileiro combaterá veementemente a comercialização de votos em Ji-Paraná nas eleições que se aproximam. Na medida em que for permitido o PTB vai trabalhar para coibir a manipulação eleitoral daqueles que procuram conseguir votos fazendo promessas de bens materiais, dinheiro, emprego, assessorias etc.

Candidato e eleitor que compra e vende o voto não tem respeito pêlo município e seu povo. Não se importa com a miséria, com a falta de medicamentos nos postos de saúde, com o abandono de crianças, idosos e moradores de rua. Quem negocia voto não se incomoda e nem tem moral para cobrar asfalto nas ruas, saneamento básico, estradas bem conservadas, creches e hospital publico de boa qualidade.

O Voto é inegociável e quem assim não procede além de praticar os crimes previstos em Lei, comete pecado contra Deus e contra o povo. Que em 2008 os eleitores escolham seus candidatos considerando a competência e compromisso dele com a comunidade, com as causas sociais e que o voto seja uma arma na busca por uma sociedade justa e fraterna.


Até breve,

Fonte: Leudo Buriti, advogado e presidente do Diretório do PTB/Ji-Paraná – Ro.
 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Portugal e o nevoeiro europeu

Portugal e o nevoeiro europeu

Não pergunteis quando deixarão as elites de atraiçoar a alma portuguesa: os avisos de Camões, Garrett e Vieira perderam-se no tempo e o mar ainda

CMPV estaria enfrentado uma crise de quê?

CMPV estaria enfrentado uma crise de quê?

Tenho ouvido de alguns que a câmara municipal de Porto Velho estaria vivendo uma crise jamais vista em sua história. À primeira vista, julguei trata

Punição exemplar

Punição exemplar

O uso indevido de recursos públicos para a propaganda pessoal de governantes é um crime que precisa ser punido com rigor. Aqui e acolá pipocam denún

Parabéns, Portugal

Parabéns, Portugal

Diferença no trato ao cliente entre LIDL e ALDI em Portugal e na Alemanha  Enquanto as grandes cadeias de supermercados europeias apostam na padroni

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)