Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais uma. E perdeu feio. A derrota não foi por uma margem pequena. Foram quase quatrocentos votos contra. A maioria dos parlamentares do PSB, partido que integra a base de apoio do governo, votou contra o aumento do imposto. 

O Congresso mandou um recado duro e direto ao governo petista, ou seja, de que não há clima hoje para se falar em aumento de imposto.  E ponto final! E não adianta querer jogar a responsabilidade pelo estouro da boiada nas costas dos presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Hugo Motta (Câmara Federal), ambos eleitos com votos do PT. A maioria dos senadores e deputados não quer nem ouvir falar sobre o assunto. 

O Congresso votou contra o aumento do IOF simplesmente porque a maioria esmagadora da população brasileira não aguenta mais aumento da carga tributária. O Brasil estagnou, há muito tempo parou de crescer, e quem está suportando a economia não está mais aguentando carregar nos ombros uma carga tributária elevadíssima. 

O governo Lula foi humilhado na votação do IOF.  E, pelo andar da carruagem, vai continuar apanhando até aprender que existe um limite para quase tudo, seja físico, mental, emocional ou de tempo, inclusive para cobrar imposto. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Portugal e o nevoeiro europeu

Portugal e o nevoeiro europeu

Não pergunteis quando deixarão as elites de atraiçoar a alma portuguesa: os avisos de Camões, Garrett e Vieira perderam-se no tempo e o mar ainda

CMPV estaria enfrentado uma crise de quê?

CMPV estaria enfrentado uma crise de quê?

Tenho ouvido de alguns que a câmara municipal de Porto Velho estaria vivendo uma crise jamais vista em sua história. À primeira vista, julguei trata

Punição exemplar

Punição exemplar

O uso indevido de recursos públicos para a propaganda pessoal de governantes é um crime que precisa ser punido com rigor. Aqui e acolá pipocam denún

Parabéns, Portugal

Parabéns, Portugal

Diferença no trato ao cliente entre LIDL e ALDI em Portugal e na Alemanha  Enquanto as grandes cadeias de supermercados europeias apostam na padroni

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)